quinta-feira, 15 de abril de 2010

Saúde na Escola

Na escola, a saúde deixou de ser apenas uma disciplina específica das Ciências Naturais, para ser também um tema transversal. Neste sentido, os trabalhos e a aprendizagem sobre a saúde podem ser desenvolvidos a partir da realidade e das necessidades da comunidade.

O estudo da saúde como tema transversal abre a perspectiva para se desenvolver atividades de forma multidisciplinar, com olhar multirreferencial sobre a realidade, possibilitando, inclusive, maior articulação entre os setores de educação, saúde e representatividades civis e governamentais existentes no município, de modo a fortalecer parcerias. Dependendo da proposta do professor, as atividades de saúde podem estimular o aluno a conhecer e até participar de algumas ações de saúde em seu município, como o acompanhamento de programas ou serviços.

A questão da Nutrição, por exemplo, pode ser discutida tanto em relação aos aspectos nutricionais propriamente, quanto sob a ótica de uma vida saudável, levando-se em conta os aspectos humanos relacionados ao crescimento e desenvolvimento. O tema pode ser abordado, também, a partir de aspectos culturais, das formas alternativas de alimentação ou, ainda, enfocando a interface entre nutrição e pobreza, o uso do agrotóxico e a distribuição e comercialização dos alimentos, entre outras possibilidades.

Da mesma maneira, são diversos os caminhos para se trabalhar questões relativas ao Meio Ambiente, tomando como foco das discussões a realidade local. É preciso enfatizar o uso planejado, racionalizado e sustentável do meio ambiente, as condições sanitárias do município, além dos fatores relacionados aos agravos de doenças e tantos outros que influenciam a qualidade de vida.

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